quarta-feira, 5 de junho de 2013

AULA DIVERSIFICADA


Muitas críticas são feitas a respeito das aulas ministradas atualmente. Uma das maiores sugestões dos educadores é que ela seja diversificada para despertar a motivação dos alunos no processo ensino-aprendizagem.
Mas o que é uma aula diversificada?
Imagino que seja uma aula em que o tempo é dividido em etapas:

* explanação;
* pesquisa;
* resolução de exercícios;
* correção.

Além do direcionamento do tempo, a aula precisa levar o conhecimento do aluno a situações novas, focadas além dos muros da escola, utilizando situações práticas de vivência.
No ensino de matemática do ensino fundamental, noto que a maior dificuldade dos alunos é ler e interpretar enunciados e realizar as quatro operações fundamentais.
No início do ano letivo é de grande valia uma avaliação diagnóstica para podermos identificar onde estão as principais dificuldades dos alunos, para traçarmos o caminho a percorrer.
Aceito sugestões dos leitores deste blog a respeito de como deve ser uma aula diversificada. A contribuição dos leitores para mim será de grande utilidade.
Termino enfatizando que a aula é um espaço do professor e do aluno, é o momento de apresentação e vivência de diferentes graus de conhecimento.

Autora: Marlene Garcia
 

Um comentário:

  1. Realmente Marlene a troca de vivência é fundamental para o sucesso de uma aula. Para isso é importante o aluno e o professor ter humildade para aprender e ensinar. Quanto as dificuldades todos nós temos e é necessário buscar conhecimentos todos os dias. Usar a criatividade, garra, força de vontade e acreditarmos que podemos fazer um ensino melhor todos os dias. Concordo com a troca de ideias entre professores para enriquecer o aprendizado. Este espaço é uma grande ferramenta para que isso ocorra!

    ResponderExcluir