segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula - 6a Série - 7o Ano

Série - 6a Série - 7o Ano
Para elaborar o plano de aula, foi escolhido o texto introdutório que fala sobre a história da álgebra e os pensamentos de René Descartes

1-Texto
"Você já sabe que as letras podem ser utilizadas para representar números. Mas nem sempre foi assim.
Na antiguidade, os cáculos eram muito demorados e complicados; como não existiam símbolos para indicar números desconhecidos, usavam-se palavras e desenhos. Mas já por volta do século III a.C.,  o matemático grego Diofante utilizava símbolos para representar as incógnitas.
Somente à partir do século XVI os símbolos e as letras para representar números passaram a ser usados de forma sistemática. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem algébrica foi o francês François Viète (1540-1603). Também o matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650) contribuiu para o aperfeiçoamento da Álgebra utilizando uma simbologia muito próxima da nossa forma atual de representar as expressões algébricas.
Foi um longo caminho até o cálculo literal (cálculo com letras) assumir a forma que tem hoje". (livro didático, 7ª série, Dante, editora Ática)

Pensamentos de René Descartes para reflexão
"Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos."
"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."
"Não há nada no mundo que esteja melhor repartido que a razão. Toda gente está convencida que a tem de sobra."

2-Situações Problemas
  • O Dobro de um número aumentado de 15 é igual a 49. Qual é esse número?
  • A soma de um número com o seu triplo é igual a 48. Qual é esse número?
  • O quádruplo de um número diminuído de 10 é igual ao dobro desse número aumentado de 2. Qual é esse número?

3-Objetivos
  • Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos, em particular, no uso de fórmulas;
  • Saber fazer a transformação entre a linguagem corrente e a linguagem algébrica;
  • Compreender o conceito de equação à partir da idéia de equivalência sabendo caracterizar cada equação com uma pergunta;
  • Saber traduzir problemas expressos na linguagem corrente em equações;
  • Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma equação: Equivalência e operação inversa.

4-Justificativas
As operações envolvendo letras fazem parte do nosso cotidiano, são conhecimentos necessários aos estudantes de matemática devido ao seu uso rotineiro.

5-Procedimentos metodológicos
  • Utilização de letras para se representar um valor desconhecido;
  • Interpretação de texto sobre a história da álgebra;
  • Leitura e interpretação de pensamentos do matemático René Descartes;
  • Resolução de exercícios.

5-Recursos
  • Textos;
  • Lousa;
  • Giz;
  • Multimídia.

6-Avaliação
  • Provas com questões objetivas e/ou dissertativas;
  • Trabalhos em grupos;
  • Autoavaliação;
  • Participação efetiva nas atividades propostas.

7-Recuperação
Retomada das atividades não contempladas após análise dos resultados da avaliação da aprendizagem em processo.

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