Série - 6a Série - 7o Ano
Para
elaborar o plano de aula, foi escolhido o texto introdutório que fala sobre
a história da álgebra e os pensamentos de René Descartes1-Texto
"Você já sabe que as letras podem ser utilizadas para representar números. Mas nem sempre foi assim.
Na antiguidade, os cáculos eram muito demorados e complicados; como não existiam símbolos para indicar números desconhecidos, usavam-se palavras e desenhos. Mas já por volta do século III a.C., o matemático grego Diofante utilizava símbolos para representar as incógnitas.
Somente à partir do século XVI os símbolos e as letras para representar números passaram a ser usados de forma sistemática. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem algébrica foi o francês François Viète (1540-1603). Também o matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650) contribuiu para o aperfeiçoamento da Álgebra utilizando uma simbologia muito próxima da nossa forma atual de representar as expressões algébricas.
Foi um longo caminho até o cálculo literal (cálculo com letras) assumir a forma que tem hoje". (livro didático, 7ª série, Dante, editora Ática)
Pensamentos de René Descartes para reflexão
"Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos."
"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."
"Não há nada no mundo que esteja melhor repartido que a razão. Toda gente está convencida que a tem de sobra."
2-Situações Problemas
- O Dobro de um número aumentado de 15 é igual a 49. Qual é esse número?
- A soma de um número com o seu triplo é igual a 48. Qual é esse número?
- O quádruplo de um número diminuído de 10 é igual ao dobro desse número aumentado de 2. Qual é esse número?
3-Objetivos
- Compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos, em particular, no uso de fórmulas;
- Saber fazer a transformação entre a linguagem corrente e a linguagem algébrica;
- Compreender o conceito de equação à partir da idéia de equivalência sabendo caracterizar cada equação com uma pergunta;
- Saber traduzir problemas expressos na linguagem corrente em equações;
- Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma equação: Equivalência e operação inversa.
4-Justificativas
As operações envolvendo letras fazem parte do nosso cotidiano, são conhecimentos necessários aos estudantes de matemática devido ao seu uso rotineiro.
5-Procedimentos metodológicos
- Utilização de letras para se representar um valor desconhecido;
- Interpretação de texto sobre a história da álgebra;
- Leitura e interpretação de pensamentos do matemático René Descartes;
- Resolução de exercícios.
5-Recursos
- Textos;
- Lousa;
- Giz;
- Multimídia.
6-Avaliação
- Provas com questões objetivas e/ou dissertativas;
- Trabalhos em grupos;
- Autoavaliação;
- Participação efetiva nas atividades propostas.
7-Recuperação
Retomada das atividades não contempladas após análise dos resultados da avaliação da aprendizagem em processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário